Desaprender, aprender e reaprender para enfrentar o novo mercado, a nova governança
Atualmente, tornou-se uma das tarefas das mais difíceis no mundo empresarial e organizacional.
Que sistema de governança e gestão adotar, qual a melhor experiência com o cliente, o que treinar e motivar os colaboradores e os sócios proprietários?
Que livro ler, que curso profissional, acadêmico ou MBA fazer, de forma rápida e dinâmica, para não se tornar obsoleto no exercício funcional e estratégico da orientação e gestão do negócio envolvido e/ou na carreira profissional em questão?
RALLY INTERMINÁVEL
Muitas vezes, parece que estamos vivendo um “rally interminável”, onde sempre estamos “dez, vinte, mil passos muito atrás” de nossos principais concorrentes, visíveis e invisíveis, e do que realmente o mercado deseja.
Como enfrentar este “mundo real” que vem quebrando países, governos, conglomerados e empresas de portes e setores de atividades econômicas dos mais variados? Só em termos de “startups”, ocorrem cerca de 95% de quebras e fechamentos, segundo algumas estimativas de várias entidades e estudiosos a respeito.
A crise da pandemia de 2020, não prevista por quase ninguém, derrubou muitas das “verdades existentes” de modelos e organizações empresariais tradicionais perfeitas, e vem impactando diretamente o “sucesso e futuro” das empresas.
A única certeza que temos daqui para frente é da necessidade e capacidade de aprendermos o mais acelerado possível: a cada semestre, mês, semana, para gerar resultados “agora e no futuro”.
O mundo já virou! E vem virando algo muito diferente do que poderíamos imaginar e prever, poucos meses ou semanas atrás!
O conhecimento necessário para lidar com tudo isso não está mais nos livros ou MBAs tradicionais, “não que isso não sejam necessário para nossa formação intelectual e conhecimento básico”.
“Muitas vezes, não sabemos mais quem serão nossos principais concorrentes, as reais necessidades do mercado e nova tecnologia – que acabou de surgir do outro lado do mundo”.
O conhecimento e expertise para lidar com toda essa situação atual está em fazer excelente diagnóstico empresarial, acompanhar e aprender com as mudanças disruptivas que estão ocorrendo com a nova economia e o capitalismo consciente através da nova “Governança Criativa Empreendedora”.
“Desperdiçamos o futuro quando nos atormentamos com o passado (e o presente)”
Pérsio, poeta romano.
Ricardo J B Paiva, CEO and Founder da PERENNA SUPER GOVERNANCE